Malanje- O Arcebispo Metropolitano de Malanje, Dom Luzizila Kiala, apelou à mobilização dos jovens católicos na denúncia e combate à vandalização de bens públicos, uma prática que está a ganhar contornos alarmantes no país, e na província de Malanje, em particular.
O prelado fez este apelo durante uma missa de abertura da terceira Jornada da Juventude Católica local, que junta cerca de 200 jovens das paróquias e missões que compõem a Arquidiocese de Malanje.
“Se um jovem vandaliza e rouba o bem público – que é de todos – vive na escuridão”, considerou, referindo ser necessário esforço conjunto tendente à mudança de comportamento, para que este franja viva na luz e cultive o sentimento de amor e unidade.
Por outro lado, o Arcebispo defendeu o combate ao egocentrismo, divisões, calúnias e mentiras no seio da juventude, para dar lugar a generosidade, empatia, entrega ao próximo e alegria.
Solicitou os jovens fiéis a juntar-se ao movimento internacional católico de luta contra as forças do mal e do pecado, com vista a colaborar na missão evangelizadora da igreja.
Sob o lema "Peregrinos da Esperança", a terceira Jornada da Juventude Católica de Malanje arrancou quinta-feira e encerra no domingo, e nela estão em abordagem temas como Histórias e Vivências das Jornadas, Regras de Etiqueta, História Sobre as Pedras Negras do Pundo-Andongo, entre outros, para além de estarem previstas visitas a diferentes pontos turísticos da província.
O evento visa a promoção do desenvolvimento dos jovens nas diferentes dimensões, com realce para educativa e evangelizadora.
A jornada arquidiocesana de Malanje é antecâmara das jornadas nacionais, marcadas para 2025. ACC/PBC