Huambo – O arcebispo do Huambo, dom Zeferino Zeca Martins, apelou, esta sexta-feira, à boa conduta dos cidadãos no manuseio das novas tecnologias de informação e comunicação, enquanto veículos essenciais na formação integral do homem.
O prelado católico, que falava no encerramento das jornadas científicas do Seminário Maior do Cristo Rei, aberto na última terça-feira, sob o lema “ Pensar Hoje a Igreja de Amanhã”, disse ser importante que todos pautem por condutas pacíficas, enraizadas nos valores humanos e espirituais.
Dom Zeferino Zeca Martins afirmou que quanto mais espaço o homem dá às tecnologias, inteligência artificial, internet, entre outros, impõe-se maior reflexão e responsabilidade, para que estes sejam transformados em veículos de propagação de mensagens de formação, evangelização e bem-estar social dos cidadãos.
Defendeu a necessidade de se ensinar os cidadãos sobre as vantagens e desvantagens do uso das novas tecnologias de informação e comunicação, para uma convivência mais pacífica e a redução na distorção das mensagens transmitidas com o seu uso.
O arcebispo referiu que o lema “Pensar Hoje a Igreja de Amanhã” e outros temas abordados nas jornadas científicas do Seminário Maior do Cristo Rei, demonstram a importância que a igreja atribui às novas tecnologias, para a formação moral e integral dos cidadãos.
Por isso, exortou a igreja a continuar a se revestir de total virtude, valentia e coragem, de modo a desmascarar todas as opiniões infundadas, maliciosas e astutas no uso das novas tecnologias na sociedade.
As jornadas, que juntou padres, seminaristas, pastores e membros de distintas igrejas da província do Huambo, abordou, entre outros temas, “Os desafios das novas Tecnologias de Informação e Comunicação”, “Inteligência artificial no mundo de hoje”, “As crianças e as novas tecnologias” e a “Influencia das novas tecnologias na sexualidade.”
Fundado em 1947, o Seminário Maior de Cristo Rei da Igreja Católica tem contribuído na educação e instrução de vários cidadãos angolanos e demais países africanos, inseridos, actualmente, em vários segmentos sociais. ZZN/JSV/ALH