Cuito - O II Conselho Consultivo dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, realizado na cidade do Cuito, província do Bié, em dois dias, aprovou o programa nacional da assistência social e reintegração socioprodutiva dos pensionistas.
Orientado pelo secretário de Estado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchikanha, o evento aprovou o programa de protecção especial, assim como a alteração, que deverá ocorrer em Janeiro de 2025, das Direcções dos Antigos Combatentes em Delegações no país.
Este II Conselho Consultivo, afecto ao Ministério da Defesa, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, decorreu sob lema:" Reforçar a Protecção Especial para Dignificar os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria é Tarefa de Honra do Estado e da Sociedade Angolana".
Durante dois dias, os participantes abordaram e aprovaram temas como a avaliação do grau de cumprimento das recomendações do I Conselho de Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, relatório de actividades da área dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, referentes ao exercício de 2024.
Aprovaram a proposta da política de protecção especial do Antigo Combatente e Veterano da Pátria, ponto de situação sobre o processo de prova de vida dos pensionistas do sistema de Protecção Social obrigatória das FAA.
Durante o acto de encerramento, a governadora do Bié, Celeste Adolfo, assinalou a atenção especial que o Executivo angolano tem vindo a prestar aos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, com vista a melhoria de condições de vida desta franja, incluindo os descendentes.
Participaram neste evento, membros do Executivo das áreas das Finanças, Administração do Território, da Acção Social, quadros e altas patentes deste Ministério da Defesa, entre outros responsáveis. JEC/PLB