Mavinga - O primeiro governador da nova província do Cuando, Lúcio Gonçalves Amaral, foi apresentado este sábado à população local, numa cerimónia presidida pelo ministro da Administração do Território (MAT), Dionísio Manuel da Fonseca.
O acto teve lugar defronte à sede da província do Cuando, Mavinga, e marca a institucionalização desta nova província, em cumprimento da implementação da nova Divisão Político-Administração no país
O ministro Dionísio Manuel da Fonseca disse que a DPA não se traduz na divisão das populações, dos sobanos e reinos, mas sim na organização do território, para que os serviços público - administrativos sejam melhor prestados, uma vez que estarão mais próximos do cidadão.
Solicitou o apoio da população ao governador Lúcio Amaral.
Por seu turno, Lúcio Amaral, na sua intervenção, considerou importante que haja a colaboração da população, para o desenvolvimento da nova província.
Acrescentou que a província do Cuando, com esforço conjunto, poderá se transformar numa região digna para se viver.
Assim, apontou como grande prioridade as vias de comunicação, bem como a construção do Aeroporto Internacional de Mavinga, para que todas as ideias e propostas dos membros do governo que dirige sejam executadas.
Depois do acto, decorreu o momento de passassão de pastas do governador do Cubango ao do Cuando, com o testemunho do ministro da Administração do Território, ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Construção, Carlos Gregório dos Santos, de membros dos dois governos, entre outros.
Fazem parte da nova província os municípios de Mavinga (capital), Cuito Cuanavale, Dirico, Dima, Mucusso, Chipundo, Luiana, Luengue e Rivungo. ALK/FF/PLB