Cuangar - O novo administrador municipal do Cuangar, na província do Cubango, Benjamim Ndumba João, afirmou que a sua missão consistirá em trabalhar numa administração aberta, inclusiva e participativa, com vista o bem-estar da população.
O novo gestor falava sexta-feira durante a sua apresentação aos munícipes, em acto orientado pelo governador provincial do Cubango, José Martins.
Benjamim João, que substituiu Ernesto Cativa, que liderou a administração desde Fevereiro de 2022, reconheceu haver muitos desafios, mas assegurou que tudo será feito em benefício do povo, trabalhando para fazer face aos problemas que se colocam em relação ao saneamento básico, saúde e educação.
Para o efeito, disse contar com todas as forças activas do município, como sejam autoridades tradicionais, religiosas, sociedade civil, mulheres e juventude em geral.
Destacou, neste particular, a interacção prevista com a juventude, por se constituir na força motriz, crucial para o desenvolvimento da região, mediante aproximação entre governantes e governados para juntos buscar soluções práticas para resolver os problemas do povo.
Realçou que tudo fará para que o povo esteja alinhado aos desafios de desenvolver e transformar o município, com foco na produção agrícola para a auto-suficiência alimentar.
Assegurou que vai cumprir todas as orientações, tendo como base o princípio da legalidade para melhor transformar e desenvolver o município e implementar de forma prática todas as acções em carteira e dar continuidade aos projectos anteriores.
Em breves palavras, o governador afirmou que o objectivo é continuar a trabalhar para garantir a satisfação das necessidades do povo, sendo que toda a sociedade é chamada a trabalhar com os órgãos do Estado para dar respostas às exigências.
Por isso, justificou a reorganização da estrutura para que a máquina governativa sirva os desígnios da lei, no cumprimento da institucionalização da província do Cubango desde 28 de Dezembro de 2024, fruto da implementação da Lei 14/24 de 5 de Setembro sobre a nova Divisão Político-administrativa.
O município do Cuangar, fronteiriço com a República da Namíbia, dista a mais de 400 quilómetros a sul de Menongue, capital da província do Cubango. MSM/FF/PLB