Luanda - Dois milhões e quarenta e seis mil e quatrocentos e vinte litros (2.046.420) de combustíveis diversos foram apreendidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Angola, durante o ano 2023, soube esta sexta-feira à ANGOP.
Trata-se de um milhão cento e noventa e um mil e setecentos e nove (1.191.709) litros de gasolina, setecentos e cinquenta e três mil e seiscentos e um (753.601) litros de gasóleo e cento e um mil e cento e dez (101.110) litros de petróleo iluminante.
Segundo uma nota de imprensa do SIC, assinada pelo director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa, Manuel Halaiwa, do total, um milhão de litros de gasolina e mais de quatrocentos mil litros de gasóleo foram apreendidos na província do Zaire.
Na província de Cabinda, refere, foram apreendidos duzentos mil (200.000) litros de gasóleo e mais de cento e cinquenta mil (150.000) litros de gasolina.
O documento indica que às apreensões resultam de acções de prevenção e combate ao contrabando e descaminho de mercadorias subvencionadas ou adquiridas com recurso ao Estado, desenvolvidas pelo SIC.
Refere ainda que em sede de várias micro-operações, foram detidos 492 cidadãos, incluindo quatro da República Democrática do Congo (RDC), sendo 342 por contrabando e 150 cidadãos nacionais por descaminho de mercadorias.
O SIC salienta que continua empenhado no combate ao contrabando e descaminho de mercadorias subvencionadas ou adquiridas com recurso ao Estado.
De realçar que, nos meses de Janeiro e Fevereiro do corrente ano, foram apreendidos duzentos e vinte e cinco mil e setecentos e trinta e um (225.731) litros de combustíveis diversos, sendo cento e vinte mil e quatrocentos e oitenta e seis mil (120.486) litros de gasóleo e cento e um mil e duzentos e quinze (101. 215) litros de gasolina, resultando na detenção de 59 cidadãos, incluindo seis da RDC. OHA