Menongue - Quarenta e um infanto-juvenis do centro de acolhimento "Padre João Bosco", na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, beneficiaram, este sábado, de almoço solidário, oferecido Associação Provincial de Artes Marciais Mistas (APMMA).
Para além da refeição, os infanto-juvenis, com idades entre nove e 20 anos, foram ensinadas técnicas marciais de defesa pessoal, no espírito de integridade humana, tudo na base de exercerem actividades físicas, para a saúde espiritual, mental e corporal, no âmbito do projecto “Crime Zero”.
Na ocasião, a directora do centro de ccolhimento "Padre João Bosco", Maria Zelia Pinto, afecta às Irmãs Franciscanas da Nossa Senhora de Vitórias, considerou o gesto uma acção de humanismo, pois a instituição, sem qualquer orçamento, carece de mais apoios para acomodação, alimentação e ensino dos protegidos.
Para o efeito, tem, de forma contínua, solicitado apoio de todas as instituições para permitir que o processo de reintegração dos acolhidos tenha sucesso, dado o facto de ser uma tarefa árdua, sobretudo neste momento em que o país atravessa momentos não bons, social e economicamente.
Por sua vez, o presidente da associação provincial de APMMA no Cuando Cubango, Adriano Sabalo, disse que o acto de solidariedade é um dos pontos que a instituição desportiva congrega, através da acção solidária no sentido de prestar apoio às pessoas carenciadas.
Informou que aAPMMA desenvolve, na sua linha de actuação, eventos desportivos, como acto de inclusão social, o projecto “Crime Zero”, através de uma educação responsável do desporto para o resgate os jovens da delinquência, para dar oportunidades alternativas na sociedade e eventos social, numa acção de equipa.
Criada a 10 de Junho de 2023, conquistou o título de vice-campeã de Angola, um mesmo depois da sua fundação (Julho de 2023) com o apuramento de cinco atletas na Selecção Nacional, dos quais três já participaram no Campeonato Africano e dois sagraram-se campeões no mesmo ano. ALK/FF/ALH