Benguela - Mais de cem cartões de identificação para acesso à subvenção e isenção no pagamento de serviços públicos foram já entregues a antigos combatentes e veteranos da pátria, no município de Benguela, soube hoje a ANGOP.
Trata-se de cartões através dos quais os utentes beneficiam de subvenção e isenção no acesso a alguns serviços públicos, como energia eléctrica, água potável, transportes públicos, escolas e hospitais.
Refira-se que o cartão de identificação do antigo combatente e veterano da pátria para subvenção obedece ao Decreto Lei nº 13/03, de 15 de Outubro, que também isenta o assistido no pagamento de alguns emolumentos e dispõe de códigos de segurança, para evitar a falsificação.
Falando no acto de entrega dos primeiros cem cartões, a administradora municipal de Benguela, Paula Marisa Correia, destacou a importância deste programa do governo.
Para a administradora, a meta das autoridades é a de minimizar as dificuldades por que passam os antigos combatentes e veteranos da pátria, conferindo-lhes mais dignidade.
Segundo a responsável, o programa vai continuar, pelo que as autoridades locais prevêem disponibilizar mais cartões numa segunda fase.
Sob o lema "Preservando os valores da pátria, honremos os nossos heróis”, a entrega dos cartões aos primeiros beneficiários no município de Benguela está enquadrado na jornada alusiva ao 4 de Fevereiro, data do início da luta armada de libertação nacional. JH/CRB