Benguela – Os antigos combatentes na província de Benguela começaram, esta sexta-feira, a utilizar de forma gratuita o serviço de transporte público, através de passes sociais electrónicos “Gira Mais”, emitidos pela Empresa Nacional de Bilhética (ENBI), apurou a ANGOP.
Ao todo, estão emitidos 496 dos pouco mais de 500 passes electrónicos “Gira Mais” previstos inicialmente para esta franja, no âmbito de um memorando entre o Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria (MINDENVP) e a Empresa Nacional de Bilhética.
O passe “Gira Mais” permite ao antigo combatente acesso a um número ilimitado de viagens nas habituais vias urbanas do litoral - Benguela/Catumbela/Lobito e Benguela Baía/Farta e vice/versa, além das rotas de e para os municípios do interior, desde que o comprovem junto das operadoras de transporte público de passageiros.
Intervindo na cerimónia de entrega simbólica dos primeiros passes sociais, o director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria em Benguela, Júlio da Silva Chagas, enquadrou este programa no quadro da subvenção e isenção dos assistidos no acesso aos serviços públicos.
Para o responsável, a emissão dos 496 cartões para acesso gratuito aos transportes públicos é prova da preocupação do Governo de melhorar cada vez mais as condições sociais dos antigos combatentes e veteranos da pátria.
A expectativa, apontou, é a de negociar com a ENBI a emissão de mais cartões electrónicos, de sorte que mais antigos combatentes e veteranos da pátria tenham acesso gratuito ao transporte público em toda a província.
Júlio da Silva Chagas considera, ainda, que o trabalho não se fica por aqui, uma vez que, como enfatizou, os antigos combatentes merecem muito mais atenção, de forma a minimizar as dificuldades que atravessam em vários domínios.
“Para nós é um passo importante e vamos lutar também para dar o que eles merecem em outras áreas onde têm apresentado muitas preocupações”, afirmou.
Com efeito, deixou garantias de que o sector continuará a trabalhar para que os assistidos beneficiem de subvenção e isenção não só no transporte público, como no acesso aos serviços sociais, como água potável ou energia eléctrica.
Reconhecimento
Presente no acto, a vice-governadora provincial para o Sector Político, Social e Económico de Benguela, Lídia Amaro, vê na entrega de passes sociais para acesso ao transporte público um reconhecimento público dos antigos combatentes e veteranos da pátria pela sua contribuição decisiva na conquista da soberania de Angola.
Aproveitou ainda para reiterar o compromisso do Governo na implementação de políticas para o bem-estar e a inclusão social dos "heróis da pátria", assim melhorando a sua qualidade de vida e conferindo-lhes mais dignidade.
Alívio
O ancião Alberto Mavinga, um dos beneficiários, agradece o gesto das autoridades por valorizar a entrega dos antigos combatentes na luta pela luta armada que ditou a defesa da integridade territorial do país e, por conseguinte, o alcance da independência nacional.
“Se Angola está independente, se tem os limites geográficos deixados pelo colono e o multipartidarismo, graças ao antigo combatente”, afiançou.
Emocionado, Adriano Fio, outro contemplado, diz que sempre acreditou que um dia a subvenção no acesso aos serviços sociais para os antigos combatentes seria uma realidade.
A mesma impressão tem António Raul, lamentando que vinha enfrentando dificuldades no acesso aos transportes públicos nas rotas inter-urbanas, sobretudo desde a subida dos preços dos táxis.
“A pensão não ajuda muito. Daqui para o Lobito é 400 kwanzas. No Dombe Grande é 500 (…) Agora, com isso, nos vai ajudar”, finaliza António Raul. JH/CRB