Uíge – Nove milhões e 300 mil alunos vão frequentar o ano lectivo 2024/2025, em todo o país, informou, nesta sexta-feira, a ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança.
O anunciou foi feito na abertura do Ano Lectivo 2024/2025, que decorreu no liceu do Catapa, arredores da cidade do Uíge, sob o lema “ Valorizar as Vozes dos Professores, Rumo a um Novo Contracto Social para a Educação”.
A governante disse que para o Ano Lectivo 2024/2025 estão disponíveis cerca de 12 mil e 500 escolas, num universo de 120 mil salas de aula.
Esclareceu que as referidas infra-estruturas escolares permitiram o ingresso, pela primeira vez, no sistema educativo, de mais de um milhão e 600 mil alunos.
Fez saber que a garantia da qualidade escolar depende, em grande medida, do rigor exigido a cada um dos actores do processo de ensino, nomeadamente, aos professores e alunos”, lembrou.
Nesta senda, lembrou que por esta razão, foram introduzidos os testes de admissão para o acesso ao ensino técnico-profissional, visando promover a melhoria do perfil do profissional formado nas instituições de ensino públicas e público-privadas.
“No ano lectivo que hoje abrimos formalmente ocorrerá a generalização dos exames nacionais, com certificação da 12ª classe do ensino secundário geral, marcando um passo importante no processo de realização dos exames nacionais dos diferentes níveis de ensino, enquanto instrumento de credibilização do certificado académico”, acrescentou a ministra de Estado.
Anunciou, igualmente, a introdução neste ano lectivo, do ensino da língua francesa, como língua estrangeira, com o objectivo de desenvolver precocemente competências linguísticas de comunicação internacional, no âmbito da Estratégia de Implementação do novo Modelo de Gestão da Docência nas 5ª e 6ª classe.
Maria do Rosário Bragança explicou, que o Executivo, através de vários programas estruturantes, vem trabalhando na expansão da rede escolar e no aumento do número de alunos no sistema de educação e ensino para responder às necessidades e anseios nacionais.
Por sua vez, o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, reiterou a contínua aposta do governo provincial local em melhorar as condições de ensino às crianças, nos diferentes programas em curso, nomeadamente o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e Combate à Pobreza.
Disse ainda que o governo local, com o Gabinete Provincial da Educação, tem estado a introduzir sistemas digitais que permitam cada vez mais melhorar a gestão das escolas.
O acto de abertura do Ano Lectivo 2024/2025 contou com a presença da ministra da Educação, Luísa Grilo, deputados à Assembleia Nacional, directores nacionais do Ministério da Educação (MED), administradores municipais, professores e alunos, entidades religiosas e representantes de partidos políticos.
Música e dança dessa região do país, com destaque para o cantor Socorro, marcaram a actividade. NM/ADR