Luanda - A Agência Angola Press (ANGOP) vai lançar, a nove de Novembro, um Portal Multimédia, totalmente independente do actual, de Notícias.
O anúncio foi feito pelo Presidente do Conselho de Administração da empresa, Josué Isaías, durante um discurso, por ocasião do 47° aniversário da instituição, assinalado este domingo.
Segundo o responsável, o Portal Multimédia vai comportar conteúdos exclusivos de vídeo, áudio, fotografia e publicidade, voltados para venda.
"Esses investimentos e essa aposta para o multimédia vão exigir de nós grande capacidade de superação, resiliência, criatividade e produtividade", realçou.
Reconheceu ainda a existência de quadros competentes e capazes de superar os vários e diferentes desafios da empresa.
Apontou que a implementação do qualificador profissional, este ano, tem exigido dos jornalistas, técnicos e demais sectores administrativos o alcance de conquistas almejadas.
Para Josué Isaías, o qualificador veio dar aos funcionários melhores condições psicológicas para a nobre missão de servir a sociedade com verdade e isenção.
Embora tenha mencionado que a implementação deste instrumento e a consequente actualização salarial não resolva todas necessidades dos quadros, salientou o seu empenho em melhorar as condições sociais dos trabalhadores.
Destacou o lançamento e a consolidação do servicos de "streaming", sendo esta a nova aposta da Redação Multimédia.
A Agência Angola Press, abreviadamente designada por ANGOP, é uma empresa pública dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
É a única agência de notícias do país e tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.
Fornecer por ligação electrónica, Internet ou e-mail, directamente ou por outras vias previamente acordadas, notícias aos órgãos de informação nacionais e estrangeiros, na base dos compromissos para esse efeito assinados.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP). No início, os seus trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico. Anualmente, comemora-se, a 30 de Outubro, o aniversário da Agência.
No dia 2 de Dezembro de 1975, a agência adoptou a sua actual e definitiva denominação "Agência Angola Press", ao lançar, nesta data, o seu primeiro despacho com a sigla ANGOP.
A 2 de Fevereiro de 1978, foi transformada em órgão Estatal, através de um decreto presidencial.
Do ponto de vista informativo, a ANGOP optou, em 1991, pela emissão do seu trabalho 24 sobre 24 horas, e introduziu também inovações nos planos editoriais e técnico.