Luanda - O Bureau Político do MPLA encorajou, esta terça-feira, os profissionais da Agência de Notícias Angola Press (ANGOP-E.P) a pautarem pelo respeito, ética, deontologia profissional e outras nuances que concorrem para veicular uma informação plural, rigorosa, isenta e credível, contribuindo para o reforço da cidadania e defesa das conquistas do povo angolano.
Numa mensagem de felicitações pelos 48 anos de existência da ANGOP, assinalados na última segunda-feira (30 de Outubro), o órgão partidário destacou, entre as conquistas do povo angolano, a paz, democracia e a reconciliação nacional.
O Bureau Político reconhece a capacidade técnica e humana dos funcionários da agência, cuja expressão profissional respalda o sentido de entrega e abnegação à causa, resultado da constante aposta na formação, um dos vectores que permite reponder aos desafios do contexto actual, marcado por um incontrolável fluxo de produção e divulgação noticiosa.
“No âmbito do paradígma de governação, baseado no lema trabalhar mais e comunicar melhor, o Bureau Político do MPLA regojiza-se pelo exercício de um jornalismo destacado pela narrrativa que promove a elevação da imagem de reputação de uma Angola no exterior, com realce, dentre outras, nas medidas de políticas que motivam a criação de um favorável ambiente de negócios, indispensável para o desenvolvimento da economia e outras valência patrióticas”, refere.
O órgão felicita os membros do conselho de administração, funcionários e colaboradores da agência, exortando-os a continuarem firmes e determinados no cumprimento da missão de recolha, tratamento e divulgação de informações aos mais variados públicos nacional e internacional, reflexo da realidade de uma nova Angola que, dia após dia consolida-se nos padrões de um estado democrático de direito.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP). No início, os seus trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico.
No dia 2 de Dezembro de 1975, a agência adoptou a sua actual e definitiva denominação "Agência Angola Press", ao lançar, nesta data, o seu primeiro despacho com a sigla ANGOP.
A 2 de Fevereiro de 1978, foi transformada em órgão Estatal, através de um decreto presidencial.
Do ponto de vista informativo, a ANGOP optou, em 1991, pela emissão do seu trabalho 24 sobre 24 horas, e introduziu também inovações nos planos editoriais e técnico.
Em Fevereiro de 2000, a empresa passou a emitir via Internet, um meio de distribuição mais eficaz e com contacto directo com o público.
Em 2008, a empresa entrou numa nova era, lançando o seu portal informativo, que permitiu aumentar o seu compromisso com o público. OHA