Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP-E.P.) prima por um serviço público de qualidade que proporciona um conhecimento da realidade nacional e internacional e formação em diversas áreas.
A posição foi defendida, nesta quarta-feira, em Luanda, por profissionais de órgãos de comunicação social públicos e privados, por ocasião dos 49 anos de existência da ANGOP, assinalados hoje (30 de Outubro).
A única agência de notícias do país aposta na modernização dos seus serviços e na melhoria da qualidade técnica dos seus profissionais.
Segundo o editor-chefe da Rádio Luanda, Francisco Avelino, a ANGOP serve de fonte de investigação e de notícias para os diversos órgãos de informação.
“Todos os dias, visitamos a página da ANGOP para ver o que coloca como opção para a informação”, explicou.
A título de exemplo, disse que muitos realizadores se baseiam nas informações da agência para a elaboração de pautas.
Já o chefe de redacção da Rádio Mais, Roque Segunda, frisou que esta agência tem sido uma referência para muitos angolanos na busca de informações de todos os sectores da vida, tanto social, político e económico.
Roque Segunda reconheceu o esforço envidado pela ANGOP, no quadro da melhoria dos seus serviços.
Corroborando da ideia, o director de informação e conteúdos da Rádio Kairós, Faustino Manuel, destacou a competência e rigor dos profissionais da agência no desenvolvimento das suas actividades.
“Apelamos que continuem com o mesmo rigor nas notícias, e não só”, salientou.
Sobre à ANGOP, o director comercial, marketing e intercâmbio das Edições Novembro, Modesto Elunga, enfatizou que esta agência de notícias tem sabido dar respostas aos seus trabalhos, facilitando outros órgãos de comunicação.
“Muitos órgãos de comunicação social angolanos vão à ANGOP extrair notícias”, reiterou o responsável que exortou aos profissionais da agência a manterem viva a chama de informação.
Agência Angola Press, abreviadamente designada por ANGOP, é uma empresa pública de notícias do país, que tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP).
No início, os seus trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico.
Em 1991 optou pela emissão do seu trabalho 24 sobre 24 horas e introduziu também inovações nos planos editoriais e técnico. MEL/OHA