Huambo – A Agência Angola Press (ANGOP) precisa continuar com sua dinâmica de modernização e na dianteira da informação de Angola para o mundo em textos, vídeos e fotos, destacaram, esta quinta-feira, alguns profissionais de comunicação social.
O repto foi lançado pelos jornalistas de órgãos públicos e privados das províncias de Benguela, Huíla, Luanda e Malange, durante uma visita à Delegação da deste órgão de comunicação social na província do Huambo, no quadro da formação sobre "Técnicas e Princípios do Jornalismo Cidadão".
A formação, aberta na última segunda-feira e com término previsto para hoje, junta ainda directores dos gabinetes de Comunicação Social destas províncias, numa iniciativa do projecto PASCAL, com financiamento da União Europeia.
Leão Vital, jornalista da TV ZIMBO, incentivou a única agência de notícias do país a continuar a assumir a posição privilegiada que sempre habituou nas suas fontes, sobretudo, actualmente, com o surgimento de mais plataformas digitais, muitas vezes, sem qualquer rigor no tratamento dos factos.
Acrescentou que agência precisa, sem sombra de dúvidas, com as novas tendências, estar na linha da frente, para dar o melhor tratamento jornalístico que se impõe do país e além fronteira.
O jornalista felicitou os profissionais da ANGOP pelo seu processo de modernização em textos, vídeos e fotos, o que satisfaz, cada vez mais, as suas fontes de informação, com um avanço notável para os parceiros internacionais.
Frisou que durante as missões internacionais que faz pela TV ZIMBO a sua fonte de informação do país tem sido a ANGOP, daí a necessidade de continuar a apostar no capital humano, para não ficar ultrapassados pelas novas tecnologias de informação e comunicação.
Gaspar Kamuenje, jornalista da Televisão Pública de Angola em Malanje, destacou a diversidade da informação emitida em tempo real e com credibilidade pela agência, que demonstra o cumprimento do seu papel actuante e de intervenção na sociedade.
“As pessoas se revêem na ANGOP, nas suas informações publicadas em tempo real, sem ter a necessidade de voltar a consultar para outras fontes na internet” , sublinhou.
Apontou a divulgação das notícias pelas plataformas digitais, como o facebook e instagram como uma dinâmica satisfatória para atender um determinado público leitor.
O jornalista Pelágio Tiamba da TV ZIMBO na província da Húíla afirmou que a agência evoluiu com muita competência nas suas notícias em tempo record, o que tem permitido não só a actualização dos cidadãos, mas também dos órgãos de comunicação social.
“Conheço muitos jornalistas que não saem para uma reportagem sem antes ver o que a ANGOP publicou sobre o assunto a abordar”, sublinhou.
O gestor de Comunicação do projecto PASCAL, Nelson Rodrigues, disse que a visita visou proporcionar momentos de interacção entre os jornalistas, pois a formação do “Jornalismo cidadão” visa ter uma percepção de como os factos são tratados pelos órgãos de comunicação.
Apelou ao desenvolvimento de matérias comunitárias, que visam dar mais habilidades aos cidadãos, para uma maior intervenção na sociedade.
Os participantes foram formados em matérias ligadas aos “Princípios e Ética do Jornalismo Cidadão”, “Técnicas de Reportagem e Entrevista Colaborativa”, “Uso de Tecnologias Digitais e Redes Sociais”, “Análise Crítica e Produção de Conteúdo” e “Estudos de Caso e Práticas de Campo”.
A Agência Angola Press, abreviadamente designada por ANGOP, é uma empresa pública dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
É a única agência de notícias do país e tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.
Fornecer por ligação electrónica, Internet ou e-mail, directamente ou por outras vias previamente acordadas, notícias aos órgãos de informação nacionais e estrangeiros, na base dos compromissos para esse efeito assinados.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP). No início, os seus trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico.
Anualmente, comemora-se, a 30 de Outubro, o aniversário da Agência Angola Press.
No dia 2 de Dezembro de 1975, a agência adoptou a sua actual e definitiva denominação "Agência Angola Press", ao lançar, nesta data, o seu primeiro despacho com a sigla ANGOP. ZZN/ALH