Luanda- O presidente do Conselho de Administração da Agência Angola Press (ANGOP), Josué Isaías, reafirmou, esta segunda-feira, a determinação da empresa para tornar-se mais criativa, dinâmica e atractiva, a fim de corresponder os desafios dos leitores.
Segundo o PCA, que falava na cerimónia alusiva ao 48°aniversário da instituição, a aposta na formação de quadros, sobretudo jovens, continuará a ser uma constante, para melhor atingir esses objectivos.
Conforme o gestor, o investimento na formação de quadros e modernização da ANGOP visa, essencialmente, criar mecanismos para angariar receitas próprias e fazer face à conjuntura económica actual.
Josué Isaías acrescentou que, em paralelo com essa estratégia, será dada atenção especial à construção do edifício sede da ANGOP.
"O quadragésimo oitavo aniversário da ANGOP ocorre num momento particularmente importante para a nossa agência, poucos dias depois da realização do VI Conselho Consultivo, que trouxe novas ideias para aclarar e consolidar o modo como os jornalistas deverão melhorar a sua actuação, no quadro da estratégia de cobertura no país e no exterior", disse.
Quadros lembram trajectória
Por sua vez, o jornalista Santos Rosa, com mais de 30 anos de casa, realçou a evolução tecnologica da agência e a preocupação constante com a formação dos quadros.
"Tivemos momentos difíceis, principalmente para quem ia ao exterior do país. Não era fácil enviar as notícias, mas hoje, com a Internet, está tudo mais facilitado", disse.
Já a funcionária administrativa Maria Amélia, quadro da agência há 32 anos, disse que hoje a empresa está mais moderna e com muitos equipamentos de ponta.
A ANGOP tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.
A empresa foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP). No início, os seus trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico.
No dia 2 de Dezembro de 1975, a agência adoptou a sua actual e definitiva denominação "Agência Angola Press", ao lançar, nesta data, o seu primeiro despacho com a sigla ANGOP.
A 2 de Fevereiro de 1978, foi transformada em órgão Estatal, através de um decreto presidencial.
Do ponto de vista informativo, a ANGOP optou, em 1991, pela emissão do seu trabalho 24 sobre 24 horas, e introduziu também inovações nos planos editoriais e técnico.
Em Fevereiro de 2000, a empresa passou a emitir via Internet, um meio de distribuição mais eficaz e com contacto directo com o público.
Em 2008, a empresa entrou numa nova era, lançando o seu portal informativo, que permitiu aumentar o seu compromisso com o público.
A ANGOP tem delegações em 17 das 18 províncias de Angola, seis gabinetes em Luanda e correspondentes em vários municípios. Tem correspondentes em Portugal e África do Sul. LIN/ART