Luanda - A Agência Angola Press (ANGOP) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) manifestaram, esta sexta-feira, em Luanda, a intenção de estabelecer uma parceria no domínio da troca de informações e formação de quadros.
O desejo foi manifestado no quadro de uma visita que o chefe da assessoria da presidência da EBC, Ricardo Taffner, efectuou à agência angolana, no intuito de se inteirar sobre o seu funcionamento e explorar possíveis zonas de contacto.
Após percorrer as diversas dependências da ANGOP, o assessor manifestou-se satisfeito com o que viu, tendo referido que há espaço para estabelecimento de acordos para a troca de notícias, de modo a acompanhar a dinâmica das relações entre os governos dos dois países.
Lembrou que esta cooperação já existia no passado, mas foram interrompidas por diversos factores.
Afirmou que é desejo da EBC retomar a parceria com os órgãos de comunicação angolanos para alargar a sua base de cobertura.
Por seu turno, o administrador executivo para área de Multimédia da ANGOP, Emanuel Catumbela, manifestou o desejo da agência estabelecer uma parceria no domínio da formação de quadros, tendo em conta os desafios da empresa virados para o crescimento da comunicação via multimédia.
A EBC é uma empresa pública federal que possui um conglomerado de média, tendo sido criada em 2007 para prestar serviços de radiodifusão pública e gerir as emissoras de rádio e televisão públicas federais.
Também é responsável pela EBC Serviços, ramo que produz A Voz do Brasil para a Secretaria de Governo da Presidência da Republica, gerencia a Rede Nacional de Rádio, licencia os programas dos veículos da EBC, fornece monitoramento e análise de mídias sociais e realiza todo o trabalho de publicidade para os órgãos da administração pública federal.
Agência Angola Press é uma empresa pública de notícias do país e tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP). A ANGOP optou, em 1991, pela emissão do seu trabalho 24 sobre 24 horas, e introduziu também inovações nos planos editoriais e técnico. SJ/ART