Luanda - O VI Conselho Consultivo da Agência Angola Press (ANGOP) destacou, esta sexta-feira, em Luanda, a evolução dos conteúdos multimédia, cuja área saiu de coadjuvante para actor principal na empresa.
O conselho decorreu sob o lema "ANGOP: expandir a comunicação, para o reforço da sua afirmação", no quadro das actividades do 48º aniversário da agência, a ser assinalado no dia 30 do corrente mês.
Destacou que no âmbito de cobertura noticiosa, a área de multimédia paasou de um mero coadjuvante para actor principal na cobertura de diversos eventos, incluindo transmissões em directo.
Sobre o assunto, na cerimónia de encerramento do certame, o presidente do Conselho de Administração da ANGOP, Josué Isaías, realçou a necessidade dos profissionais da área de informação, para além da produção de textos, dotarem-se de conhecimentos sobre técnicas de fotografia e filmagem.
Disse que este exercício vai responder aos desideratos que a empresa tem pela frente e contribuir com ideias inovadoras, na perspectiva da sua rentabilização.
O conselho constatou, igualmente, o aumento da produção de notícias, como resultado da independência editorial atribuída a várias delegações provinciais, assim como a aposta na polivalência dos profissionais.
Os participantes recomendaram o aumento da produção de notícias de carácter cultural, inovação tecnológica, resgate dos valores cívicos e patrióticos e do sector produtivo, principalmente da agricultura familiar.
Recomendaram igualmente a formação dos jornalistas em matérias económicas, em línguas estrangeiras, o reforço da interacção entre as delegações provinciais e a sede, a fim de melhorar a qualidade noticiosa e o apetrechamento com meios técnicos, para acompanhar a dinâmica do desenvolvimento tecnológico.
Pretendem ainda a dinamização de comercialização de publicidade, pub-reportagem, de pacotes noticiosos, vídeos e fotos a organizações públicas e privadas.
O conselho, que decorreu de 18 a 20 do corrente mês, avaliou as actividades desenvolvidas desde 2021 e traçou planos para a dinamização da empresa nos próximos anos. JAM/OHA