Caxito - A governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, convidou, esta terça-feira, em Caxito, os angolanos residentes na diáspora a serem embaixadores da província nos países onde residem.
A governante fez este convite durante um encontro que manteve com o grupo de angolanos residentes fora de Angola, com o objectivo ajudarem a impulsionar o desenvolvimento da província e do país.
Informou que a província precisa de investimentos em infraestruturas, assim como nos domínios do turismo e da agricultura para melhorar a vida das populações e criar empregos.
Num total de 30, estes angolanos foram informados sobre a situação socioeconómica da região e também sobre as potencialidades que oferece.
O responsável do grupo, Mateus Sebastião, considerou positivo o que viu, pois, referiu, o país está erguer em termos de infraestruturas.
Esclareceu que um dos objectivos da visita ao país prende-se com a necessidade de se constatar o que foi erguido a nível das regiões, para que os que se encontram fora de Angola tenham uma imagem real do país em termos de crescimento e, nesta perspectiva, serem os motivadores nos países onde residem, trazendo para o país o sector empresarial para investimentos.
Durante a visita a província do Bengo os angolanos residentes na diáspora visitaram a Fazenda King Salomon (maior produtora de tilápia em cativeiro na província), o Aproveitamento Hidroeléctrico da Barragem das Mabubas, o Hospital Reverendo Guilherme Pereira Inglês e a centralidade Teresa Afonso.
A província do Bengo está situada na região centro-norte do país. É composta por seis municípios, e tem uma população estimada em 515.967 habitantes, sendo 258.736 homens e 257.231 mulheres.IF