Luena - Os angolanos Don Rui Lopes e a Dama Ivaniltan, acompanhados da madrinha, Dama Maria Iracelma dos Santos, foram investidos como Cavaleiros da Ordem do Caminho De Santiago, no último sábado (20), em Santiago de Compostela, Espanha.
Don Rui Lopes e a Dama Ivaniltan são os mais recentes membros de uma ordem representada em Angola, desde 2009, que tem como comendador D. José Alfredo Chingango “Ekwikwi”, e fazem parte, entre outras entidades, a actual presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, o presidente da CEAST, Dom Manuel Imbamba.
A cerimônia mais alta do XXIII Capítulo General de Investidura de Damas e Cavaleiros contou com a presença de representantes de 36 países e nela foram investidos 41 Damas e Cavaleiros.
A Ordem milenar conta atualmente com 1552 membros em todo o mundo e os Cavaleiros e Damas têm a obrigação de realizar o Caminho de Santiago uma vez na vida, todos os anos Santos ganhar as graças Jubilares e participar, na medida do possível nos actos organizados pela Ordem.
Maria Irecalma dos Santos, investida há um ano e madrinha dos recém admitidos, disse a ANGOP que a investidura desses dois angolanos representa um maior compromisso “com a fé e com a divulgação do Evangelho”.
“Pertencer a uma organização com grande representação em todos os continentes permite revigorar também os conhecimentos com base na realidade e experiência dos nossos congêneres”, reforçou, a antiga cantora angolana do estilo rapper, conhecida nessas lides como Marita Vênus.
Em Angola, a Ordem tem como Comendador D. José Alfredo Chingango “Ekwikwi” e foram já realizados 3 Capítulos Extraordinários de Investidura em Luanda contando com mais de 60 Membros e uma Fundação para apoiar causas sociais em Angola. YD