Luanda - Os preparativos para a realização da III Bienal de Luanda, a decorrer de 22 a 24 de Novembro, sob o lema “Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente” decorrem a bom ritmo, estando tudo oposto para a sua efectivação.
A informação foi prestada, esta terça-feira, pelo porta-voz da Comissão Multissectorial da Bienal de Luanda, Neto Júnior, durante a 4ª sessão de apresentação das actividades realizadas nos últimos 15 dias.
De acordo com o responsável, a essa altura, embora ainda não se possa adiantar os nomes de países e de figuras a participar, disse que vários chefes de estados já confirmaram presença.
No âmbito das actividades realizadas ao período de 19 de Outubro à 03 de Novembro, Neto Júnior reportou as principais actividades desenvolvidas a nível nacional e internacional, com o objectivo de promover a cultura de paz, entre as quais, uma sessão de divulgação de informações sobre Bienal desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no dia 26 de Outubro transacto, em Paris, capital da França.
A referida actividade foi presidida pelo subdirector geral da UNESCO para a Prioridade África e Relações Exteriores, Anthony Ohemeng-Boamah, e contou com a presença da embaixadora e Delegada Permanente de Angola junto da UNESCO, Ana Maria de Oliveira, para além de embaixadores membros do grupo africano da organização.
Durante a referida divulgação, salientou-se a parceria da UNESCO e República de Angola na promoção da cultura de paz, bem como dos objectivos com os quais a Bienal está alinhada, sobretudo quanto ao reforço do Movimento Pan-africano.
O porta-voz falou também da Sessão Extraordinária da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC realizada na última em Luanda, durante a qual foram destacados os esforços do Presidente da República, João Lourenço, na busca de soluções pacíficas para resolução dos conflitos no leste da República Democrática do Congo.
O Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz e Não Violência (Bienal de Luanda) é uma iniciativa conjunta da República de Angola, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e a União Africana (UA).
O evento se realiza a cada dois anos em Angola para incentivar a prevenção da violência e dos conflitos, através do intercâmbio cultural entre os países africanos e o diálogo intergeracional. JAM/ART