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Angola reafirma compromisso para reduzir índices de mortalidade por acidentes rodoviários 

     Sociedade              
  • Luanda • Sexta, 01 Julho de 2022 | 16h38
Delegação angolana na Reunião de Alto Nível da Assembleia-Geral da ONU sobre Segurança Rodoviária
Delegação angolana na Reunião de Alto Nível da Assembleia-Geral da ONU sobre Segurança Rodoviária
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Luanda  - Angola reafirmou, na quinta-feira, em Nova Iorque (EUA), compromisso em reduzir os índices de mortalidade por acidentes de viação.

Angola registou, segundo dados do Relatório de Sinistralidade Rodoviária, no primeiro trimestre deste ano, 599 mortos e 3.000 feridos, num total de 2.890 acidentes de viação, no primeiro trimestre deste ano.

Os dados apontam, também, que o número de acidentes sofreu um aumento de mais 111 casos comparativamente ao mesmo período de 2020, acontecendo o mesmo para os óbitos, com mais 53, e para os feridos, com mais 172.

Dos 2.890 acidentes registados, os atropelamentos lideram o tipo de acidentes, com 35% do total, seguindo-se as colisões entre automóveis e motociclos (21%), as colisões entre automóveis (14%), os capotamentos (12%), as colisões entre motociclos (8%), os choques contra obstáculos fixos (7%), os acidentes com características especiais (2%) e os despistes (1%). 

Os acidentes de viação são a segunda causa de morte em Angola, depois da malária, segundo as estatísticas oficiais das autoridades.

O secretário de Estado do Interior, José Bamokina Zau, que falava na Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU

sobre Segurança Rodoviária subordinada ao tema "O horizonte de 2030 para a segurança no trânsito: Garantindo uma década de acção e concretização”, apresentou as acções implementadas pelo Executivo ao abrigo da Estratégia Nacional de Prevenção Rodoviária 2019-2022, em consonância com as recomendações da OMS e da ONU.

Apesar dos constrangimentos decorrentes da recessão económica e financeira, segundo o responsável, foi possível implementar algumas acções de relevo, com destaque para a aprovação de vários diplomas complementares ao código de estrada, incluindo o Plano Rodoviário de Angola, que constitui instrumento para permitir identificar toda a malha rodoviária, caracterizar as categorias e a extensão das estradas, fazer a gestão das mesmas, tendo em conta a descentralização das competências.

José Bamokina Zau realçou, também, a construção de infra-estruturas equipadas com tecnologias de ponta para a melhoria dos mecanismos de avaliação dos candidatos a habilitação legal para conduzir, bem como para a implementação dos centros de inspecções técnicas obrigatórias de veículos.

O responsável fez referência a componente de formação e capacitação dos efectivos da Polícia de Trânsito em matérias de prevenção e segurança rodoviária.

Bamokina Zau informou o plenário sobre as acções do Executivo visando a redução da sinistralidade rodoviária, com a implementação do Centro de Segurança Pública-CISP, equipado com sistemas de vídeo vigilância, reiterando o compromisso de Angola em continuar a melhorar a segurança rodoviária em toda a sua extensão territorial, com vista alcançar os objectivos da década de Acção (2020-2030), no âmbito dos objectivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU e da Agenda 2063 da União Africana.

A delegação angolana  integra o Representante Permanente Adjunto da Missão de Angola junto da ONU,  Embaixador João Gimolieca,  o Adido de Defesa, Coronel Custódio Livulu, e o Chefe de Departamento de Cooperação Internacional do Gabinete de Intercâmbio e Cooperação do Ministério do Interior, Mauro Mende.

Integram ainda  a delegação angolana, o Superintendente-Chefe Simão do Rosário, Chefe de Departamento de Assesoria Jurídica da Direcção Nacional de Trânsito e Segurança Rodoviária da Polícia Nacional, bem como altos funcionários da Missão permanente de Angola em Nova Iorque.

Durante dois dias, os participantes vão reflectir sobre como melhorar a Segurança Rodoviária Global. 

Além do segmento plenário, o programa inclui painéis multisectoriais sobre três subtemas como Incorporando a segurança rodoviária ao desenvolvimento sustentável, Vontade política e abordagem de todo o governo, Mobilizando todas as partes interessadas para acelerar a implementação do plano global e alcançar os 50%, Investimentos nacionais sustentados e financiamento internacional para  capacitação e desenvolvimento em segurança viária baseada em evidências.

De acordo com a ONU, cerca de 1,3 milhão de pessoas em todo mundo perdem a vida nas estradas a cada ano. Os acidentes de viação custam a alguns países até três por cento do seu PIB anual e são a maior causa de morte de pessoas entre os cinco aos 29 anos de idade em todo o mundo.





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