Luanda - A experiência de Angola focada no desenvolvimento da juventude, sua capacitação e integração para os desafios do empreendedorismo e inovação juvenil foram abordadas, este sábado, na Conferência Iniciativa da Grande África-Gain Youth Summit 2021.
Durante a sua intervenção no evento, que decorreu em formato virtual, o embaixador angolano na Nigéria, Benin e Níger, Eustáquio Quibato, fez uma abordagem sobre a participação da juventude angolana, como força económica e transformadora, no desenvolvimento do país.
O diplomata falou das oportunidades de negócios nos sectores da agricultura e manufacturação, as vantagens fiscais e o repatriamento de lucros que a nova Lei de Investimento Privado oferece.
Eustáquio Januário Quibato recordou que a guerra afectou profundamente as dinâmicas educativas da juventude com a destruição de infra-estruturas e a desagregação das famílias.
“Mas, os projectos para a reconstrução do país inspiram novas esperanças com maior participação cívica, formação, educação para cidadania, promoção das novas tecnologias, combate aos comportamentos de risco e integração sócio-profissional”, sustentou Eustáquio Quibato.
Na óptica do diplomata angolano, deve haver coragem de se assumir os fracassos e lançar projectos impactantes e inovadores para a juventude, com o intuito de se tornar a África Grande em todas as dimensões.
A conferência reuniu milhares de jovens africanos em África e na diáspora, especialistas em desenvolvimento social e diplomatas africanos.