Genebra - Angola participa, desde hoje, segunda-feira, no Fórum Mundial da Sociedade de Informação (WSIS) 2022, que decorre de 30 de Maio a 4 de Junho, na sede da União Internacional das Telecomunicações (UIT), em Genebra, Suíça.
O secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Augusto de Oliveira, chefia a delegação angolana, que chegou domingo a Genebra.
Angola vai intervir durante as sessões políticas de alto nível programadas para o período de 31 de Maio a 2 de Junho.
O fórum decorre em formato físico com o tema "TIC para o bem-estar, inclusão e resiliência: cooperação WSIS para acelerar o progresso nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)".
O mesmo vai fornecer à delegação angolana oportunidades estruturadas para interagir, aprender e participar em discussões e consultas com várias partes, igualmente interessadas na implementação do programa WSIS.
Organizado pela União internacional de Telecomunicações (UIT), O fórum mundial da sociedade de informação (WSIS) 2022, representa o maior encontro anual do mundo da comunidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o desenvolvimento.
O evento proporcionará uma oportunidade de servir como plataforma para rastrear as realizações das linhas de acção WSIS em colaboração com as Agências da ONU envolvidas, bem como fornecer informações e análises da implementação das linhas de acção WSIS desde 2005, por altura da primeira reunião.
O fórum (WSIS) 2022, iniciado a 15 de Março de 2022, no formato virtual, culmina agora no formato presencial, baseando-se nos resultados da revisão geral da Assembleia-Geral da ONU sobre a implementação dos resultados da WSIS (Resolução 70/125 da UNGA), que reconhece a necessidade de manter esse evento anualmente e recomenda o alinhamento estreito entre a WSIS e a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
Na edição do WSIS 2021, que decorreu em formato online, foi recomendado aos seus pares a apresentação da nova estratégia para garantir que a população rural, quase metade da população mundial, não seja deixada para trás, enquanto o mundo intensifica os esforços para impulsionar a economia, reduzir as desigualdades e enfrentar a crise climática.
O fórum WSIS 2021 recomendou igualmente o acesso e conectividade à internet como a melhor alternativa para elevar o padrão de vida de aproximadamente 3,4 bilhões de pessoas em todo o mundo que vivem em áreas rurais, sem que tenham que migrar para as cidades.
A edição anterior do WSIS 2021 recomendou igualmente que se impulsione e potencie a agricultura digital nas transformações capazes para eliminar a fome, reduzir a pobreza e construir um futuro melhor.
A realização do presente fórum conta com a colaboração da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A delegação angolana ao evento integra representante permanente de Angola junto dos escritórios das Nações Unidas em Genebra, embaixadora Margarida Izata, e peritos na matéria.
A semana final do fórum consistirá em diálogos de alto nível, reuniões para a definição das linhas de acção do WSIS, cerimónia de prémios, cafés de conhecimento e um espaço de exposição.