Luanda - Angola participa, desde esta terça-feira, em Havana, Cuba, na V Conferencia internacional para o equilibrio mundial.
O forum é um espaço acadêmico no qual centenas de professores, activistas sociais e intelectuais de todas as latitudes do planeta, se reúnem a cada três anos, na capital cubana, para reflectir sobre os principais problemas contemporâneos.
Nesta ocasião, o encontro mundial que decorre até ao dia 28 deste mês será o culminar de uma grande viagem comemorativa organizada de Janeiro de 2022 a Janeiro de 2023 e dedicada ao 170º aniversário do nascimento de José Martí, herói da Independência de Cuba e pensador universal.
À semelhança das edições anteriores, o fórum é também uma continuidade das Conferências Mundiais Diálogo das Civilizações e uma extensão dos debates do Congresso Mundial de Humanidades realizado em Liège, na Bélgica, sob os auspícios da UNESCO e do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas.
Participam do evento mais de mil delegados de 82 países.
Angola está representada por uma delegaçao que integra a embaixadora de Angola em Cuba, Maria Cândida Teixeira , Aatos responsaveis da Academia Diplomatica, Venancio de Moura, e da Liga Angolana de Amizade e Solidariedade com os Povos, (LAASP).