Luanda – Angola participa, em Genebra, Suíça, na 112ª sessão anual da Conferência Internacional do Trabalho, que decorre de 03 a 14 de junho, com a presença de delegados dos trabalhadores, dos empregadores e dos governos dos 187 Estados-membros da OIT.
Para o efeito, chegou este domingo, em Genebra, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, para chefiar a delegação angolana ao evento.
A comitiva integra a representante da Missão Permanente de Angola junto do Escritório das Nações Unidas e de outras Organizações Internacionais, Margarida Izata, diplomatas e técnicos do MIREX, MAPTSS, representantes das entidades patronais e sindicais com assento na Comissão Nacional para a Organização Internacional do Trabalho (CN/OIT).
Na reunião, Teresa Dias vai igualmente proferir a declaração da CPLP, um acto que tem lugar todos os anos durante a Conferência Internacional do Trabalho.
A ministra vai intervir durante as sessões plenárias do evento com uma declaração que, entre outros aspectos, vai colocar em destaque a ratificação de quatro convenções internacionais do trabalho, a protecção dos trabalhadores contra os efeitos das alterações climáticas e dos riscos biológicos, a economia do cuidado, princípios e direitos fundamentais no trabalho.
A delegação angolana participa ainda na votação para a eleição dos membros do Conselho de Administração da OIT para o mandato 2024/2027, cujo voto recairá para os candidatos do Grupo Africano proposto tendo em conta as deliberações saídas na última reunião dos ministros do Emprego e Trabalho e parceiros sociais da SADC, realizada na província da Huíla, em Março último. ART