Luanda – Uma delegação angolana, chefiada pelo secretário de Estado para o Asseguramento Técnico, Carlos Armando Albino, participou na 9ª Sessão da Plataforma Regional Africana de Redução de Riscos de Desastres, que decorreu de 22 a 24 deste mês, em Windhoek (Namíbia).
Segundo uma nota chegada à ANGOP, durante o evento os participantes abordaram temas como a elaboração de políticas baseadas em riscos para o desenvolvimento sustentável, adaptação às mudanças climáticas e meio ambiente, bem como o aproveitamento das tecnologias para reduzir riscos de desastres, perdas e danos.
Altas entidades de vários países africanos discutiram ainda as legislações, padrões e regulamentos para redução de riscos de desastres em urbanizações, assim como as ferramentas e metodologias para construção de resiliência urbana.
Os participantes à conferência procuraram encontrar consenso sobre o caminho a seguir para permitir que os Estados-Membros cumpram com os compromissos em relação ao programa de acção para a sua implementação em África, contribuindo, assim, para a realização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2063 sobre “A África que queremos”.
Integraram a delegação nacional a embaixadora de Angola na Namíbia, Jovelina Imperial, o comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Manuel Lutango, entre outros responsáveis.MCN