Luanda – Uma delegação angolana da defesa, protecção e segurança participou sexta-feira, na 3ª reunião extraordinária do Comité Técnico Especializado da União Africana (CTEDPS).
Segundo uma nota do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, dirigiu a delegação angolana o secretário de estado do Interior, José Bamóquina Zau.
A reunião decorreu por video-conferência em cumprimento da decisão da 33ª Sessão Ordinária da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo e da Declaração da 13ª reunião Ordinária do Comité Técnico Especializado de Defesa, Protecção e Segurança (CTEDPS).
O encontro serviu para actualização da doutrina da União Africana para as Operações de Apoio à Paz no âmbito da estratégia “Silenciar as Armas em África”, a ser submetida à 34ª Sessão Ordinária da Cimeira da União Africana, prevista para Fevereiro deste ano, na Etiópia.
A mesma foi antecedida por reuniões de peritos e dos chefes africanos de Defesa, Protecção e Segurança.
Integraram a delegação, o secretário de Estado para Defesa Nacional, José Maria de Lima, o 2º Comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-chefe António Pedro Kandela, o chefe da Direcção Principal de Operações do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, general Paulo Sousa Alves dos Santos, oficiais generais, comissários e altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores e dos Serviços de Inteligência Externa (SIE).