Luanda - Quatro milhões 574 mil 993 usuários de internet estão conectados na sequência do Projecto Angola Online, implementado pelo Executivo angolano, com auxílio de parceiros, informou nesta sexta-feira, em Luanda, o director nacional para Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Borges.
Segundo o responsável, o Executivo, com o auxílio de empresas públicas e privadas, tem vindo a implementar uma série de projectos, tais como o Angola Online que possui até ao momento 140 pontos.
Matias Borges representou o ministro angolano das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto da Silva Oliveira, na cerimónia que marcou o dia Internacional da Educação (24 de Janeiro), assinalado, hoje, sob o lema "educar para inovar, conectar para transformar".
O director falou do Ngola Digital com 73 centros e várias salas equipadas com computadores e internet, do Conecta Angola em 21 localidades do território nacional, entre outros projectos que visam garantir o acesso das TIC aos jovens ajudando na promoção da literacia digital e diminuição das assimetrias digitais existentes na sociedade.
Reiterou que o Executivo tem realizado vários eventos tecnológicos, tendo destacado o ANGOTIC, os fóruns meninas e as tic, de governança da Internet, o FITITEL, entre outros.
“Por isso, neste ano realizaremos o ANGOTIC 2025, sob o lema 50 Ano a Comunicar, a Modernizar e a Desenvolver Angola, em celebração aos 50 anos da Independência Nacional, com temas de grande interesse como a Conectividade, Inteligência Artificial, DNA Digital, Cibersegurança e Criação de Confiança nas Empresas”, argumentou.
Conforme o responsável, as tecnologias de informação e comunicação (tic) são importantes ferramentas usadas no mundo inteiro para facilitar a comunicação em diferentes sectores.
Na educação, explicou, as tic´s não somente auxiliam na pesquisa dos estudantes e professores, como também facilitam a emissão de conteúdos, o acesso e o tratamento da informação de forma inovadora e remota, ocupando um lugar central na educação a distância.
“Sem dúvidas, elas garantem a integração dos estudantes fora do ensino e servem de canal de comunicação e troca de informações entre professores e alunos”, explicou.
Nesta senda, o director enfatizou que a adopção das tecnologias de informação e comunicação nas escolas promove a inclusão digital e a interacção de forma mais autónoma, melhorando a aprendizagem e favorecendo a aquisição de novas habilidades, para os estudantes.
Na ocasião, a directora adjunta do Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação (INFQE), Eufrazina Zau, reiterou que a data foi criada com o intuito de celebrar e sensibilizar a sociedade sobre a educação como pilar essencial de oportunidades inclusivas, de qualidade e de aprendizagem ao longo da vida, de acordo com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
A ONU consagrou, para o ano de 2025, o lema "inteligência artificial e educação: preservar a autonomia humana num mundo de automação".
Disse que o tema sugere uma reflexão sobre o poder da inteligência artificial sobre o homem.
Apelou o uso consciente e responsável da inteligência artificial, com a finalidade de se tirar o maior proveito dela para o desenvolvimento humano.
O Dia Internacional da Educação visa, entre outros, a promoção do debate sobre a Educação e a inclusão digital no processo de ensino e aprendizagem.
O 24 de Janeiro foi declarado Dia Internacional da Educação por uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, aprovada em 3 de Dezembro de 2018. Foi comemorado pela primeira vez em 2019. AB/OHA