Luanda - A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, está desde terça-feira, em Kinshasa, República Democrática do Congo, para participar, no dia 2 de Junho, na Reunião dos Ministros da SADC responsáveis pelos assuntos de Géneros e Mulheres.
O programa da actividade indica que os ministros do sector irão analisar o Protocolo da SADC sobre Género e Desenvolvimento, a Agenda para as Mulheres, Paz e Segurança e as Mulheres na Política e em Cargos de tomada de decisão.
A reunião dos Ministros, que está a ser preparada pelos peritos da SADC, irá igualmente debruçar sobre o Projecto Regional para Promover a Igualdade do Género e o Empoderamento das Mulheres em África 2020-2030.
Constam da agenda, apresentação de uma moção de agradecimento à RDC pela realização do evento, bem como a indicação de Angola para acolher a próxima reunião de Ministros da SADC responsáveis pelos assuntos de Género e Mulheres aprazada para 2024, em Luanda.
A organização agendou para o dia 1 de Junho a realização de uma reunião virtual, onde Angola vai partilhar, com os demais estados membros SADC, a sua experiência na resolução de assuntos ligados à Violência Baseada no Género (VBG).
Integram a delegação angolana, chefiada pela Ministra, Ana Paula do Sacramento Neto, a Directora Nacional para Equidade e Igualdade do Género, Conceição Nhanga, o Director do Gabinete da Ministra, Olívio Sacaia Fernando, e demais técnicos do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU). ART