Luanda – O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e a empresa Yalong Inteligente Equipment Group assinaram recentemente, na cidade chinesa de Whanzou, um acordo de cooperação com duração de cinco anos.
O memorando foi rubricado pelo director-geral do INEFOP, Manuel Mbangui, e pelo presidente da empresa Yalong, Chen Jiquan, e tem como objectivo a modernização e equipamento dos centros de formação profissional do país.
Segundo uma nota de imprensa, enviada esta quarta-feira à ANGOP, o acordo visa ainda a formação técnica de formadores angolanos, tendo em conta a evolução do sector industrial, e permitirá o desenvolvimento de acções para o ajuste da oferta formativa às necessidades de inovação e avanços tecnológicos do sector industrial.
No momento da assinatura, o presidente da empresa Yalong manifestou o seu interesse em apoiar Angola na melhoria da formação técnico profissional e do ensino superior.
Manifestou ainda a pretensão de expandir a sua empresa para Angola, com a implantação de um pólo.
Na ocasião, o director-geral do INEFOP, Manuel Mbangui, expressou a sua satisfação pelos trabalhos realizados pela empresa Yalong, no equipamento do CINFOTEC Huambo com tecnologia mais avançada e na formação de técnicos angolanos.
Considerou necessário a capacitação do capital humano, para tirar maior proveito dos investimentos, assim como o apetrechamento das instituições.
A Yalong é uma das empresas líderes na China no domínio da produção de equipamentos e desenvolvimento de tecnologia e inovação para o ensino e formação técnica e profissional.
A mesma coopera com Angola no fornecimento de equipamentos, no âmbito da doação do Governo chinês para construção e equipamento do Cinfotec na província do Huambo. LIN / OHA