Luanda - Angola vai contar, a partir de quarta-feira, com uma ligação por fibra óptica com a Zâmbia, para reforçar a conexão tecnológica com a região da SADC.
A informação foi avançada, esta terça-feira, pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, em declarações à imprensa, após visita de uma delegação parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) ao Ministério.
Mário Oliveira explicou que a ligação começa com os testes iniciais para dar corpo à mesma.
Salientou já existir ligação similar com a RDC e com a Namíbia, anunciando para os próximos meses com a República do Congo.
Durante a visita dos parlamentares, o ministro abordou os principais projectos que o sector tem levado a cabo para o desenvolvimento do país, com destaque para o projecto espacial.
Neste contexto, disse que, brevemente, o país irá fornecer serviços via Satélite à Zâmbia e a África do Sul, para as áreas da agricultura, controlo migratório, infra-estruturas e ambiente.
Deste modo, considerou oportuno o encontro com responsáveis das finanças públicas para ajudar os países da SADC e reiterou a abertura do país para o reforço da cooperação.
" Sem dinheiro não se consegue fazer nada, mas com apoio de todos podemos criar sistemas robustos para o continente e para o mundo", reforçou.
A aposta na formação de quadros, internet pública, modernização dos órgãos públicos de comunicação social, bem como da Angola Telecom foram, igualmente, referenciados pelo ministro.
A delegação de parlamentares da SADC encontra-se em Luanda para uma visita de dois dias, no ámbito do programa de Formação sobre o Processo de Fiscalização das Finanças Públicas, promovida pelo Secretariado do Comité de Contas da SADC.
A delegação é chefiada pelo deputado da Zâmbia, Warren Mwambazi.
No final, reconheceu ter recebido informação necessária de parceiros para a deliberação e melhores abordagens para o serviço prestado pelo grupo que lidera, que é a fiscalização das contas públicas.
A par do Ministério das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, a delegação visitou igualmente o Tribunal de Contas e o Ministério das Finanças. ML/ART