Luanda – O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, reafirmou terça-feira, em Tallinn, Estónia, a abertura de Angola à construção de academias de cyber segurança e inteligência artificial.
O governante angolano intervinha no primeiro dia do evento, em.representação do Presidente da República, João Lourenço,
Mário Oliveira tomou a palavra na abordagem sobre as oportunidades e parcerias na Global Gateway da União Europeia, para aceleração e promoção da economia digital.
O ministro mencionou as iniciativas que têm sido implementadas pelo Governo de Angola e identificou algumas "portas abertas" para parcerias, como a capacitação de quadros e a conectividade.
Disse que esta abertura de Angola se estende, entre outras áreas, à construção de fábricas de equipamentos para apoio à empregabilidade e formação de jovens, tornando-os qualificados para responder aos desafios das mais variadas frentes apresentadas no sector.
Fazem parte da delegação angolana, o embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola nas Repúblicas da Polónia, Estónia, Letónia e Lituânia, Manuel Chaves, e quadros do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
No primeiro dia do evento, Mário Oliveira manteve um encontro com o director nacional de Cyber da Casa Branca dos Estados Unidos da América, ministros, embaixadores, empresas públicas e privadas, dentre elas a Academia de Governação Electrónica da Estónia.
Em ocasiões diferentes, o governante angolano encontrou-se com o embaixador da Sérvia na Estónia e com os ministros das Relações Exteriores e das TTI da Estónia, onde os temas centrais abordados foram cyber segurança, governação electrónica e transformação digital.
A cimeira termina hoje (quarta-feira). OHA/SEC