Luanda - Angola assumiu, esta quinta-feira, a presidência do Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante a assembleia extraordinária de renovação de mandatos para o biénio 2022/2024, orientada a partir de Cabo Verde em formato virtual.
Durante o seu mandato, Angola vai apostar na questão da mobilidade académica e empresarial entre os Estados membros, bem como o combate a pobreza.
Segundo o coordenador de Angola da sociedade civil, Lopes Trigo, com este mandato, Angola vai trabalhar para ajudar os países membros na implementação de projectos que abraça os valores globais de combate à pobreza, segurança nutricional e alimentar, a consolidação da democracia entre outros.
Está convencido de que com o apoio de todo o país poderá ter um bom mandato para o bem do fórum e dos Estados membros.
Cabo Verde organizou o III encontro do Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FSC-CPLP) sob o tema “O Papel do Fórum da Sociedade Civil no Reforço de Parcerias para a Implementação dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável”.
O fórum é a plataforma representativa das organizações da sociedade civil dos países membros, criada em 2011 em Brasília, Brasil, com objectivo de contribuir para a promoção da troca de experiências entre organismos sociais com destaque para fundações, sindicatos, associações profissionais e demais organizações.
O I Encontro do FSC-CPLP realizou-se de 28 a 30 de Setembro de 2011, em Brasília, com o lema “Promovendo a participação social na CPLP”.
Em 2015, em Díli, a segunda edição decorreu entre os dias 13 e 17 de Julho, com o tema “O valor económico da Identidade Comum da Sociedade Civil da CPLP”.