Viana- Angola acolhe, sexta-feira, a VIIª Assembleia Geral da União dos Bombeiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, informou, nesta quinta-feira, o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros,Wilsom Baptista.
O responsável informou que o evento tem por objectivo a apresentação do balanço da presidência angolana durante o biénio 2022/2024, bem como a passagem da pasta para Timor Leste que assumirá a direcção da comissão executiva nos próximos dois anos.
Salientou que o encontro visa também analisar as propostas para a revisão do protocolo de constituição da organização e do programa indicativo de protecção civil e bombeiros dos países membros, bem como avaliar o ponto de vista dos países membros sobre a possibilidade da fusão das reuniões da organização com os conselhos da CPLP, que habitualmente acontece no encontro de ministros do interior e da administração interna destes países.
Referiu que os encontros da organização têm sido frutíferos, abordando assuntos ligados a segurança pública e também a mitigação dos efeitos das alterações climáticas que afectam os estados membros, para definir melhor estratégia de cooperação e ajuda mutua em situações de crise.
Wilson Baptista ressaltou que já se encontram em Luanda as delegações de Cabo Verde, São Tóme e Príncipe, Timor Leste, Portugal, Moçambique, Guiné Bissau e Brasil para o econtro que será presidido pelo ministro do Interior, Manuel da Conceição Homem.
A União dos Bombeiros da Comunidade dos Paises de Língua Portuguesa é uma organização que promove a cooperação cientifica, pedagógica e social entre os orgãos dos estados membros, bem como presta auxilio nas várias áreas de especialidade inerentes ao serviço de protecção civil e bombeiros.HDC/SEC