Lubango - Uma anciã de 67 anos de idade morreu em consequência da explosão de um engenho, na comuna da Arimba, município do Lubango, informou hoje, segunda-feira, o porta-voz do Centro Nacional de Desminagem da província da Huíla, Fernando Catiavala.
Em declarações à ANGOP, Fernando Catiavala fez saber que o facto aconteceu, na sexta-feira, por volta das 13 horas e 45 minutos, quando a vítima dirigia-se à sua lavra a fim de exercer a sua actividade diária, acabou recolhendo um engenho explosivo, não detonado, que o usou para martelar inertes.
O engenho deflagrou-se a provocou a morte imediata da idosa, segundo a fonte, uma situação que vem sendo recorrente, apesar das campanhas de sensibilização em zonas antes militarizadas.
A situação, conforme a fonte, é preocupante, pois a nível da província da Huíla, este ano, é o terceiro caso de acidente com engenho explosivo que resulta em morte, sendo que o primeiro aconteceu em Abril no município dos Gambos, o segundo na Matala, os dois primeiros vitimaram mortalmente crianças que colectavam sucatas.
No período em análise, detalhou, o Centro Nacional de Desminagem sensibilizou mais de 200 pessoas, nos bairros Comandante Cow Boy, Hélder Neto e na Comuna da Arimba sobre o riscos de minas, com incidência para casas de venda e compra de sucatas. BP/MS