Malanje- O director do Gabinete de Recursos Humanos da Assembleia Nacional, Afonso Zinga, solicitou hoje, o apoio do governo provincial ao Gabinete Local de Apoio aos Deputados, com vista ao reforço das relações institucionais.
Frisou que o bom funcionamento do órgão local da Assembleia depende em parte da cooperação com os organismos do Estado, estabelecendo a ligação com todos os sectores e criar uma dinâmica que possa interligar os parlamentares com o governo.
O responsável fez esse pronunciamento no acto de apresentação aos membros do governo provincial do novo secretário do Gabinete de Apoio aos Deputados de Malanje, Fernando Manuel Neto, defendendo a necessidade de se estabelecer uma ligação com o governo, para se manter funcional o papel da Assembleia na região.
Por sua vez, o vice-governador provincial para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda manifestou a disposição do governo em reforçar a parceria institucional que se quer, em prol do desenvolvimento da província, através da intervenção dos parlamentares.
Entretanto, apelou aos deputados no sentido de continuarem a defender os interesses dos cidadãos, uma vez que deverão redobrar os esforços a partir de 2025, em que a província terá 27 municípios, no quadro da nova divisão política administrativa.
Enquanto isso, o secretário ora apresentado apontou a prestação do apoio técnico e administrativo aos deputados, ligação entre o Gabinete Local e a Assembleia Nacional e com o governo provincial, como principais tarefas a si acometidas.
Realçou a intermediação das sugestões, petições e reclamações dos cidadãos junto dos parlamentares do círculo eleitoral de Malanje, como outra missão específica do Gabinete Local da Assembleia Nacional.
O novo secretário foi nomeado e empossado em Setembro último, em substituição da ex-funcionária do Gabinete, Arminda comboio, por reforma. NC/PBC