Lubango – Dois mil e 30 lotes para a auto-construção dirigida serão distribuídos, a partir do segundo semestre deste ano, a igual número de famílias, na reserva fundiária da comuna da Arimba, pela Administração Municipal do Lubango (AML).
A informação foi dada à ANGOP hoje, terça-feira, pelo director municipal de Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação do Lubango, Fábio António, no quadro do anúncio do processo de urbanização e loteamento na reserva, feito pelo administrador Lisender André, em Dezembro último.
O director disse tratar-se de uma área com 300 hectares, e que, na primeira fase, a dimensão dos lotes varia de 600 a mil metros quadrados, o que vai reduzir a pressão existente no acesso à casa própria por parte da juventude, através da auto-construção dirigida.
Fábio António salientou que o plano contempla espaços para os serviços de educação, saúde, segurança, comércio, lazer e desporto.
Acrescentou que para além do plano urbano da reserva da Arimba, com uma área total de 504 hectares, incluídos os 300 desta primeira fase, há uma outra do Caculuvar com mais de mil hectares, locais destinados a urbanização.
O município do Lubango, capital da província da Huíla, tem uma população estimada em um milhão 051 mil 775 habitantes. EM/MS