Camabatela – Oito casos de ataques de chacais foram registados desde Novembro último, no município de Ambaca, província do Cuanza-Norte, provocando um clima de pânico e medo na população.
As vítimas são maioritariamente camponesas que são atacadas no momento em que se deslocam às lavras, localizadas entre cinco a 25 quilómetros de Camabatela, sede municipal de Ambaca.
De acordo com as autoridades locais, há também o registo de dois casos no interior dos bairros Kapupa e Cacuso, a três e cinco quilómetros de Camabatela.
O caso mais recente aconteceu no dia três de Janeiro, em que um camponês, identificado por Mateus Justino, foi atacado.
O director municipal da Saúde no Ambaca, Inocêncio João José, confirmou a entrada de oito pacientes nos bancos de urgências das unidades sanitárias locais, vítimas de ataques de animais.
As áreas de Cassoxi, Tenda, Renato e Kipupa, arredores da vila de Camabatela, são as mais afectadas.
Sobre o assunto, o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Florestas, Domingos Manuel, confirmou que se trata de uma espécie de Chacal.
Já o administrador municipal do Ambaca, Francisco Cambango, disse que o caso já é do conhecimento do Governo da Província, que está a estudar formas de contenção dos ataques.
Por sua vez, o porta-voz do Comando Municipal da Polícia no Ambaca, Bernardo Luimbe, informou que alguns efectivos estão de prevenção nas áreas mais visadas, para proteger a população.
Esta é a primeira vez que o município regista uma vaga de ataques de chacal. EFM/DS/IMA/OHA