Ondjiva - A presidente da Associação de Apoio às Pessoas Albinas (ALPA) no Cunene, Andreia Gilberto, pediu esta terça-feira, em Ondjiva, maior apoio e respeito as pessoas com albinismo, em defesa dos seus direitos e liberdades.
Andreia Gilberto, que falava à margem do acto alusivo ao 13 de Junho, Dia Mundial da Consciencialização sobre o Albinismo, disse que a pessoa com albinismo é como qualquer outra e merece respeito da sociedade.
Informou que ainda existe o problema do preconceito com a pessoa albina, situação que deve ser combatida, com acções de consciencialização para se garantir os direitos e valorização desta franja.
“O preconceito tem estado a retirar muitas crianças das escolas, pelo que a associação tem estado a realizar campanhas de consciencialização da população de modo a contribuir na sua protecção”, afirmou.
Andreia Gilberto sublinhou que tem estado a trabalhar no apoio para que estas crianças retornem às aulas, bem como a reforçar o apoio com entrega de cremes, sabonetes, e outros produtos.
Por seu turno, a directora do gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cunene, Georgina Sónia Braga, incentivou a auto-estima dos albinos, a aposta na formação, combate à descriminação e ao racismo na sociedade.
A responsável afirmou que a data é fundamental, pelo que apelou a sociedade a fazer uma reflexão sobre este dia, como forma de se combater o preconceito e descriminação contra a pessoa albina.
O acto foi marcado pela entrega de cremes, sabonetes, chapéu e óculos escuros.
Albinismo é um distúrbio genético que se caracteriza pela ausência total ou parcial da melanina (pigmento responsável pela coloração da pele, dos pelos e dos olhos).
A Associação de Apoio às Pessoas Albinas (ALPA) no Cunene controla 370 albinos, dos quais mais de 70 % vivem na condição de vulnerabilidade.
Proclamado pelas Nações Unidas, o Dia Mundial da Consciencialização do Albinismo é celebrado anualmente a 13 de Junho, desde 2015, com vista a erradicar os preconceitos e o estigma de que os albinos são vítimas. PEM/LHE/ART