Caxito – A aldeia digital e ecológica que está a ser desenvolvida desde 2016, na comunidade da Santa Amboleia, província do Bengo, ganhou este sábado, um projecto de energia solar para beneficiar 500 agregados familiares.
Denominado "Projecto Luz" é uma iniciativa da ONG Change 1´s Life, avaliado em cerca de 70 mil dólares, financiado por vários parceiros internacionais como a Welltec e DHL, com o objectivo de promover e solucionar a crise energética na comunidade.
Na primeira fase, a ONG Change 1´s Life distribuiu pequenas lanternas solares para criar nas pessoas o hábito de usar energias renováveis e parar de usar a vela e combustíveis fósseis.
O director-geral e fundador da ONG Change 1´s Life, Edmilson Ângelo, explicou que nesta segunda fase foram criados postos solares na comunidade, para aumentar a segurança e a renda das famílias que terão mais horas para comercializar os seus produtos e ajudar na conservação dos alimentos.
A manutenção está acautelada e técnicos locais estão a fazer o treinamento para assegurar o normal funcionamento dos equipamentos, disse.
Informou que neste momento estão a trabalhar na mobilização de recursos junto dos patrocinadores, para implementar a terceira fase do projecto que visa electrificar as moradias da comunidade dentro de três anos.
Edmilson Ângelo disse que a Change 1´s Life tem estado a implementar projectos em várias províncias, mas o Bengo tem sido o ponto piloto, porque acredita que o que está a ser feito na Santa Amboleia poderá ser replicado nas outras províncias.
“Queremos transformar vidas. Pretendemos criar uma economia circular que sirva de exemplo de como as comunidades podem ser as soluções para os seus próprios problemas por via daquilo que é a promoção da educação, da saúde, da agricultura e tudo aquilo que é o potencial da sua área”, frisou.
A Change 1's Life é uma instituição de caridade baseada no Reino Unido com o objectivo de ajudar pessoas necessitadas na África Subsaariana que são vítimas da pobreza e de desastres naturais ou catástrofes, fornecendo-lhes alimentos, água potável, roupas, assistência médica e educação. CJ/IF