Lubango- Setenta mulheres em situação de vulnerabilidade dos municípios do Lubango e da Humpata, província da Huíla, estão a ser capacitadas em matérias de avicultura e caprinicultura, no âmbito do projecto denominado “Impactando Vidas”, de iniciativa da Associação dos Jovens Movidos por Angola (AJOMA).
Trata-se de um projecto financiado pela Embaixada Britânica em Angola, com 11 milhões de kwanzas, cujo foco é capacitar estes grupos de mulheres em matéria de gestão de negócios, empreendedorismo, cooperativismo , cidadania e também a criação de aves e caprinos, de modo a empoderar económica e socialmente esta franja.
Em declarações à ANGOP, o secretário provincial da associação da AJOMA, Paulo César, realçou que, das 70 mulheres, 35 estão a ser capacitadas em técnicas de criação de aves a nível da localidade da Quilemba, no Lubango, e igual número na comuna do Caholo, na Humpata, em caprinicultura.
Destacou que a formação terá a duração de três meses e, para além da capacitação, as mesmas vão ser incluídas em cooperativas de aviculturas na Quilemba e de caprinicultura no Caholo, onde a AJOMA assume os custos da montagem dos estábulos.
Vão ainda beneficiar de 25 cabritos e 500 aves para criação e de outros materiais necessários para o funcionamento dessas cooperativas.
A AJOMA é uma Organização Não Governamental que tem como objectivo velar pelas necessidades das comunidades, estabelecer parcerias e dar cobro às preocupações identificadas a nível da comunidade.BP/PLB