Lubango – A nova central de captação e distribuição de água potável da Centralidade da Quilemba, no Lubango, província da Huíla, entrou, esta semana, em fase de ensaios e a sua operacionalização efectiva está prevista para Agosto próximo, assegurou o governador Nuno Mahapi.
O investimento público tem uma capacidade de produção 340 metros cúbicos/hora através de 19 furos artesianos construídos na zona das “três pontes” e vai responder às necessidades dos perto de 60 mil habitantes das oito mil e 500 residências do conglomerado, afirmou, no fim-de-semana, o governador Mahapi.
A centralidade, segundo o gestor, terá mais de 60 mil habitantes e o estudo feito é de ter uma produção e uma capacidade total a corresponder aos interesses dessa demanda, tendo em conta que cada cidadão vai gastar acima de 120 litros de água/dia.
As obras de construção do sistema de tratamento e distribuição de água para a Centralidade da Quilemba iniciaram em 2022, comporta 19 furos de captação, um caudal estimado em 340 metros cúbicos/hora, condutas de água tratada e bruta, estações de bombagem, cuja capacidade é de 360 metros cúbicos/hora.
Localizada a nordeste da cidade do Lubango, a centralidade foi construída a 20 quilómetros da cidade numa área de mil e 100 hectares.
Tem oito mil e 500 casas, um projecto que inclui moradias isoladas e geminadas, edifícios de apartamentos de dois e três pisos, e mais de 80% destas já estão habitadas, num processo de ocupação que começou em 2019. MS