Andulo – Sete cooperativas, agricultores associados e pequenos produtores do município do Andulo, província do Bié, beneficiarem, durante este ano de 2024, de financiamentos do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), na ordem de mais de 100 milhões de Kwanzas.
A informação foi avançada pelo administrador municipal, Justino Covi, durante a cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano, realizada na quarta-feira.
Sem comparar com 2023, o gestor municipal referiu que a situação tem vindo, de forma paulatina, a impulsionar a produção agrícola, diversificação da economia bem como garantir novos postos de trabalho aos jovens.
Neste vertente, o grupo Carrinho assistiu nove mil e 342 famílias e 240 pequenos produtores.
Ainda neste capítulo, a Administração Municipal distribuiu fertilizantes, sementes e instrumentos de trabalho (enxadas, catanas, ancinhos e outros), o que permitiu apoiar 503 famílias camponesas.
Saúde com desempenho positivo
Já no sector da saúde, Justino Covi disse terem registado um desempenho positivo, por terem conseguido reabilitar as unidades sanitárias nas comunas de Calussinga, Cassumbi e Chivaúlo.
Informou que foram igualmente criados três postos avançados nas zonas mais recônditas e de difícil acesso, permitindo, deste modo, a distribuição atempada de medicamentos e assistência médica regular.
Educação com mais salas
O sector da Educação, avançou o responsável, beneficiou de uma escola de sete salas de aula, na localidade de Chipeio, além da reabilitação de outra de oito salas na localidade de Cambuanda.
Assim, no presente ano lectivo 2024/2025, este município conta com 189 escolas, para um universo de 67 mil e 45 alunos matriculados, assegurados por 611 professores em todos os subsistemas de ensino geral.
Ainda no seu discurso, Justino Covi informou que, nos próximos dias, vão construir uma nova ponte sobre o rio Cune, na Chicala Galileia, para repor a livre circulação de pessoas e bens entre a sede municipal com a vizinha vila da Nharêa.
O administrador falou da necessidade de um novo Plano Municipal de Desenvolvimento bem como a actualização do plano director, em função da Divisão Política Administrativa (DPA), focado fundamentalmente na administração electrónica e digital, para possibilitar aos utentes acederem com mais rapidez os serviços públicos.
Energia cresce
Quanto à energia, desde Outubro deste ano que o município passou a contar com uma capacidade total de seis mil KVA, contra os 3.500 anteriores, com a aquisição de um novo grupo gerador.
Neste momento, disse que estão feitas duas mil ligações domiciliares, estando previstas a sua duplicação nos próximos dias, com a chegada ao município da linha de transportação de Laúca, a partir do Cuito, cujos trabalhos preliminares já foram feitos, relativamente com a desminagem das áreas onde poderão ser instalados os postes.
Água ainda é um desafio
Justino Covi explicou que no município existe uma captação que, em função da densidade populacional, já não responde à demanda.
Para isso, avançou que será construída uma outra captação, cuja obra estará a cargo do grupo Mitrelli, que já deu garantias de que em tempo oportuno os trabalhos poderão iniciar.
Ainda assim, durante o ano de 2024, informou, foram abertos quatro novos furos de água nas localidades de Sambalanda, Kanasi, Buanga e na sede de Chivaúlo, além da realização de 40 manutenções em manivelas, chafarizes e condutas de água na sede municipal e nas comunas de Calussinga, Cassumbi e Chivaúlo. LB/PLB