Uíge - A consultora da Agência Francesa para o Desenvolvimento, Celinda Rodrigues, manifestou, nesta quarta-feira, interesse em ajudar na instalação de laboratórios e campos para a prática agrícola, para melhorar a formação dos estudantes dos cursos de agronomia na província do Uíge.
A iniciativa francesa enquadra-se num estudo de viabilidade do projecto de Apoio aos Institutos Técnicos Agrários (ITA) de Angola e prevê instalar-se em 10 das 18 províncias do país, sendo o Uíge a oitava a ser visitada.
A responsável, que reconheceu a existência de indicadores positivos na prática da agricultura familiar no Uíge, explicou que a implementação do projecto piloto para melhorar o ensino será feito, numa primeira fase, em três institutos desta província.
Celinda Isaura Rodrigues, que se encontra na províncian do Uíge há dois dias, informou que o objectivo é auscultar os agricultores, o decano da Escola Superior Politécnica, directores da Educação, Agricultura e o do Instituto Médio Agrário do Negage.
A responsável mostrou-se preocupada com a falta de viaturas, laboratórios, campos para a prática da agricultura, assim como a carência de professores especializados na área da agricultura no Instituto Médio Agrário e nos cursos superiores de agronomia, ministrados nessa província.
Disse que a visita à província do Uíge foi proveitosa, porque permitiu constatar o grau de funcionamento dos institutos e dos cursos administrados na Escola Superior Politécnica, desde a qualidade de ensino e o perfil dos docentes, uma medida que vai permitir que o projecto, tenha êxito.