Menongue – Vinte e uma pessoas, entre crianças e adultos, morreram de Janeiro a Março deste ano, por afogamento em rios, lagoas e cacimba no Cuando Cubango, mais 14 em relação ao mesmo período anterior.
No total foram 23 casos registados, tendo sido salva duas crianças.
Os dados foram avançados durante o acto sensibilização dirigida a mais de 500 fiéis da Igreja Baptista, decorrido neste domingo.
O porta-voz do Serviço Provincial de Protecção Civil e Bombeiros, Albano Cutarica Jamba, realçou que a acção visa diminuir o índice de mortalidade por afogamento nesta região, uma situação que está a preocupar as autoridades locais, devido às fortes chuva que se abatem nesta província.
Realçou que a corporação tem trabalhado na sensibilização das comunidades, com destaque para as escolas, igrejas e nas próprias zonas balneárias, para prevenir e evitar situações tristes.
Ainda assim, aconselhou aos pais e encarregados de menores no sentido de redobrarem os cuidados com as crianças, para evitar fatalidades.
Os bombeiros têm o registo de nove mil cacimbas e tanques de água, destas seis mil e 400 encontram-se em mau estado, com riscos de desabamento, o que põe em perigo a vida de muitos cidadãos.
A província do Cuando Cubango, localizada na região leste de Angola, possui uma população estimada em 601.454 habitantes. Tem nove municípios: Calai, Cuangar, Cuchi, Cuito Cuanavale, Dirico, Mavinga, Menongue, Nancova e Rivungo.