Caluquembe - Quatro milhões de kwanzas foram disponibilizados pela Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), para apoiar cinco cooperativas constituídas por mulheres, no município de Caluquembe, província da Huíla.
Trata-se de um fundo rotativo enquadrado no projecto “Caixa Comunitária” e visa melhorar a carência de sementes e facilitar a realização de pequenos negócios, com vista melhorar a capacidade financeira das famílias.
Em declarações hoje, quarta-feira, à ANGOP, a coordenadora do projecto de intervenção da ADRA em Caluquembe, Elisa Lukamba, realçou que o objectivo é fortalecer as capacidades das famílias, tanto na componente organizativa, como na produtiva.
A capacidade produtiva será feita através das caixas comunitárias, pois ao invés de pedir um crédito bancário, que às vezes demora algum tempo, com juros consideráveis, criou-se uma reserva comunitária que apoia às comunidades.
Nesta conformidade, foi distribuído um fundo de quatro milhões e 400 mil kwanzas para cinco cooperativas, a razão de 800 mil para cada uma e mediante o valor solicitado por membro, há uma taxa de juros de 20%.
Entretanto, Balbina Januário, uma das beneficiárias, membro afecta a cooperativa “Gonguela”, disse que já tem uma área de eleição, a de decoração de festas e fazer a compra de algum material para complementar o já existente.
O município de Caluquembe dista a 193 quilómetros a Norte do Lubango e tem uma população estimada em mais de 200 mil habitantes.