Ondjiva - Seis reservatórios de betão de água, com a capacidade de 52 mil litros de águas cada, estão a ser construídos, desde a primeira quinzena deste mês, no município de Ombadja, província do Cunene, com objectivo de contribuir na mitigação do impacto da seca na vida da população.
A construção dos reservatórios, que terá a duração de seis meses, consta de um projecto denominado “Cisterna Calçadão Wash” levado a cabo pela Ong Acção para Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) no Cunene, com o financiamento do Fundo das Nações Unicef para Infância, orçado em 61 milhões 891 mil 358 Kwanzas.
Segundo a responsável para Informação da ADRA no Cunene, Alice Peso, os reservatórios estão a ser erguidas em seis escolas do primeiro nível nas comunas do Xangongo e Ombala-ya-Mungo e vai abranger 520 alunos.
O projecto, disse, surge na base da experiência das intervenções da ADRA sobre resiliência climáticas e mitigação dos efeitos das alterações climáticas e acesso a água para comunidades dos municípios da Humpata e Gambos, província da Huíla.
O município de Ombadja, há 96 quilómetros da cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, possui 394 mil e 964 habitantes.
Criada em 1990, a ADRA é uma organização não-governamental que procura contribuir para o desenvolvimento democrático, social e ambientalmente.