Ondjiva - Quinze milhões de kwanzas foram entregues pela Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), Janeiro último, a cinco associações juvenis do município de Ombadja, província do Cunene, para o apoio ao empreendedorismo.
Enquadrado no programa Participação Juvenil para o Desenvolvimento Local de Angola(PAJUDEL), a acção visa apoiar micro-projectos ligados a promoção do empreendedorismo e do auto-emprego.
A informação foi prestada, nesta terça-feira, pelo coordenador de projectos da ADRA no Ombadja, Francisco Macedo, referindo que o financiamento, não reembolsável, tem o objectivo de potencializar as competências das organizações locais para maior participação dos jovens no desenvolvimento do município.
De acordo com o coordenador, cada associação beneficiou de três milhões para reforçar a capacidade de actuação dos jovens na concretização dos seus projectos.
Disse que o programa é financiado pela União Europeia e pelas igrejas norueguesas.
Informou que beneficiários foram antes capacitados em matérias de elaboração de projectos de desenvolvimento local e a sua negociação com as administrações municipais.
Francisco Macedo solicitou aos jovens a aplicarem com responsabilidade e racionalização os meios financeiros entregues, para a concretização e crescimento dos projectos.
O projecto prevê subvencionar 10 micro-projectos, sendo cinco no Ombadja, um na Cahama e quatro na Bibala, província do Namibe.