Menongue - Uma adolescente de 14 anos da comunidade Sã (Khoisan), residente na comuna do Mavengue, município do Calai, província do Cuando Cubango, morreu na tarde desta quarta-feira, depois de ter sido picada pela cobra venenosa “Mamba-Negra”.
Segundo uma nota de esclarecimento do Comando Provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (CPSPB), que a ANGOP teve acesso hoje, quinta-feira, o caso aconteceu quando a adolescente se encontrava a colher frutos silvestres, em companhia de outros jovens, no bairro Tchishele, comuna do Mavengue, município do Calai, a mais de 500 quilómetros da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango.
A menor foi picada nos membros inferiores e perdeu a vida 15 minutos depois.
Não obstante ser o primeiro caso do ano registado no Cuando Cubango, os bombeiros apelam à toda a população a redobrar atenção, sempre que estiver em vegetações, matagais, terrenos baldios e lavras, no uso frequente de calças, botas, luvas e botinas, para prevenção de eventuais casos do género.
A comunidade Sã existe com maior predominância nos municípios do Calai, Dirico, Cuangar, Menongue, Cuito Cuanavale, Mavinga, Nankova e Mavinga, com mais de 12 mil membros que vivem no nomadismo e, maioritariamente, da recolha de frutos silvestres.
A Mamba-Negra é uma espécie de cobra grande e extremamente venenosa, pertencente à família Elapidae e existe em abundância no Cuando Cubango. ALK/FF/PLB