Luena - Os administradores dos municípios criados recentemente no quadro da nova Divisão Político Administrativa (DPA), nomeadamente, Cangumbe, Ninda e Chiume, elegeram, esta segunda-feira, os sectores social e agrícola como prioridades na gestão.
Ao falar após a cerimónia de tomada de posse, o administrador do Ninda, Fidel Guimarães Pinto Luís, disse que vai prestar maior atenção nos sectores de saúde e educação para responder aos desafios na região.
Disse igualmente que vai trabalhar na criação de projectos para atrair investidores para a exploração dos recursos naturais, e traçar estratégias para melhorar as trocas comerciais entre as populações das republicas de Angola e Zâmbia.
Já Elísio Keshipoco, Administrador Municipal do Chiume, disse que apesar da escassez dos recursos financeiros para responder às necessidades do município, a expansão de infraestruturas escolares e hospitares serão prioridades na sua gestão.
Por sua vez, a Administradora Municipal do Cangumbe, Arminda António, ressaltou o desenvolvimento do sector agrícola, o alargamento da rede elétrica e sanitária como principais eixos de actuação.
Ao intervir na cerimónia que visou conferir posse a seis administradores, o governador provincial do Moxico, Ernesto Muangala, apelou aos novos gestores maior responsabilidade e comprometimento na execução das tarefas.
Disse esperar a implementação de sistemas de monitoramento para avaliar a implementação das políticas públicas a serem implementadas nos municípios ora criados.
Os seis novos administradores foram embossados no quadro da nova DPA, que permitiu a ascensão de seis comunas a categoria de município.
Trata-se de Fidel Guimarães Pinto Luís (Ninda), Dickson Macai ( Alto Cuito), Alzira Ramiro (Lucusse), Anastácia Manuel (Lutuai), Elísio Keshipoco (Chiume) e Arminda António (Cangumbe). TC